CAHIS JOAQUIM NABUCO

Blog do Centro Acadêmico de História da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM).

7.16.2006

Carta Aberta aos Estudantes da FFPNM

Vimos, por meio desta, comunicar aos estudantes da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré de Mata (FFPNM) os avanços conquistados pelo movimento estudantil da Universidade de Pernambuco (UPE) em suas representações legítimas e atuantes.
Há mais de 15 anos, iniciou-se, pelo Movimento Estudantil, a luta em favor da Gratuidade. Este ano, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão “DCE para Todos”, com o apoio dos Diretórios Acadêmicos (DA’s) e Centros Acadêmicos (CA’s), principalmente o DA Gregório Bezerra, o CAHIS Joaquim Nabuco e o CALET Poeta Mauro Mota, que nunca se furtaram ao debate nesse âmbito, conseguiram, em diálogo com o Governo do Estado, o financiamento das matrículas e das mensalidades para os estudantes oriundos de escolas públicas (independente de serem cotistas), que, de forma honrosa, estão nesta instituição.
É consenso, que gratuidade das Universidades Públicas é um direito de todos. Porém, o que vivemos na UPE, única universidade pública no país a cobrar mensalidades, é um desrespeito a toda comunidade estudantil, tanto por parte da atual administração da UPE como do Governo do Estado, que só agora reconhece a necessidade de garantir um ensino superior público e gratuito.
Por pressão e atuação concreta das entidades representativas do Movimento Estudantil, em suas atuais gestões, o governador assinou o decreto de nº. 29.214, publicado em 19 de maio de 2006, garantindo aos estudantes egressos de escola pública (que correspondem aproximadamente a 50% dos alunos da UPE) isenção das taxas, mas não a GRATUIDADE, real objetivo do DCE. É lamentável que só esses estudantes sejam contemplados, mas não podemos negar que o decreto vem, por meio de uma medida imediatista, atender parte das solicitações feitas por toda comunidade da UPE.
O que queremos, afinal, é comunicar aos estudantes, que compõe a comunidade acadêmica da FFPNM, que todo aluno da Faculdade que cursou o ensino médio em escolas públicas tem direito à gratuidade, tanto nas matrículas quanto nas mensalidades, ou seja, sem custo para os estudantes.

Atenciosamente,



Diretório Central dos Estudantes (Gestão DCE para todos);
Diretório Acadêmico Gregório Bezerra (Gestão DA para todos).


P.S: Segue em anexo alguns extratos e um ofício veiculados para a liberação da verba por parte do Governo do Estado para a UPE.