Juventude Negra
Mensagem enviada por Esequias Pierre
(Presidente do Centro Acadêmico de História da FFPNM)
Os jovens negros do Brasil têm a consciência do seu lugar na estrutura dasociedade construída com base no preconceito e na exclusão social.
Infelizmente em nosso país, a juventude negra está relegada a mero suporte da chamada pirâmide social. Para o estado brasileiro o jovem negro que vivea dura realidade da periferia dos grandes centros urbanos do nosso país nãopassa de um ser dispensável.
Diante disso surgiu a idéia de alguns jovens do movimento negro construir o 1° Encontro Nacional da Juventude Negra (ENJUNE). Esta idéia ganhou forçano Fórum Social Brasileiro, em Recife no mês de abril de 2006 e teve suaorigem apartir do acúmulo de demandas relativas à juventude negra e da falta de perspectivas para o encaminhamento e resolução destas surgetambém, da necessidade da criação de canais de diálogo entre as diversasorganizações juvenis negra, as entidades do Movimento Negro e dosmovimentos sociais como um todo.
A organização deste encontro é coletiva, buscando-se contemplar osdiferentes perfis de juventudes negras e as particularidades de cadaregião. Acreditamos na possibilidade de construção de um plano de metas com uma plataforma única, que possibilite um novo papel, e que permita tratarde nossas questões e que possamos contribuir para este novo panorama socialno contexto étnico/racial. Os movimentos de juventudes negras vêem, de forma anônima, construindo alternativas e contribuindo efetivamente para ofortalecimento de uma identidade negra.
III REUNIÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRAETAPA PERNAMBUCO
LOCAL: MUSEU DA ABOLIÇÃO – RUA BENFICA, 1150 MADALENA
DIA 20 DE JULHO AS 14H
TEL: 32283011 – 32283496 RAMAIS 314/319
REF: CASARÃO DE AZULEJO NA ESQUINA DA RUA BENFICA COM A RUA REAL DA TORRE,EM FRENTE AO BANCO DO BRADESCO. (O LOCAL POSSUI ESTACIONAMENTO)
*Por favor não deixem de levar a juventude negra, que ainda não está fazendo parte do debate.
<< Home