CAHIS JOAQUIM NABUCO

Blog do Centro Acadêmico de História da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM).

7.14.2006

Juventude Negra

Mensagem enviada por Esequias Pierre
(Presidente do Centro Acadêmico de História da FFPNM)


Os jovens negros do Brasil têm a consciência do seu lugar na estrutura dasociedade construída com base no preconceito e na exclusão social.
Infelizmente em nosso país, a juventude negra está relegada a mero suporte da chamada pirâmide social. Para o estado brasileiro o jovem negro que vivea dura realidade da periferia dos grandes centros urbanos do nosso país nãopassa de um ser dispensável.
Diante disso surgiu a idéia de alguns jovens do movimento negro construir o 1° Encontro Nacional da Juventude Negra (ENJUNE). Esta idéia ganhou forçano Fórum Social Brasileiro, em Recife no mês de abril de 2006 e teve suaorigem apartir do acúmulo de demandas relativas à juventude negra e da falta de perspectivas para o encaminhamento e resolução destas surgetambém, da necessidade da criação de canais de diálogo entre as diversasorganizações juvenis negra, as entidades do Movimento Negro e dosmovimentos sociais como um todo.
A organização deste encontro é coletiva, buscando-se contemplar osdiferentes perfis de juventudes negras e as particularidades de cadaregião. Acreditamos na possibilidade de construção de um plano de metas com uma plataforma única, que possibilite um novo papel, e que permita tratarde nossas questões e que possamos contribuir para este novo panorama socialno contexto étnico/racial. Os movimentos de juventudes negras vêem, de forma anônima, construindo alternativas e contribuindo efetivamente para ofortalecimento de uma identidade negra.
III REUNIÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRAETAPA PERNAMBUCO
LOCAL: MUSEU DA ABOLIÇÃO – RUA BENFICA, 1150 MADALENA
DIA 20 DE JULHO AS 14H
TEL: 32283011 – 32283496 RAMAIS 314/319
REF: CASARÃO DE AZULEJO NA ESQUINA DA RUA BENFICA COM A RUA REAL DA TORRE,EM FRENTE AO BANCO DO BRADESCO. (O LOCAL POSSUI ESTACIONAMENTO)
*Por favor não deixem de levar a juventude negra, que ainda não está fazendo parte do debate.